Compre Na lojas parceira e ganhe
Fidcash seu dinheiro de volta em cada compra

Projeto Banco de Óculos Rotary Araraquara Leste distrito 4540

613

História do Banco de Óculos

Fundação

  • O Banco de Óculos do Rotary Club de Araraquara-Leste, criado em 1986, seguiu os passos do banco de Cadeira de Rodas do Rotary-Carmo, mas com mudanças, na elaboração dos Estatutos, para não cair nos problemas que eles tiveram.

 

INÍCIO

Iniciamos fazendo nós mesmos visitas às escolas da periferia, onde, orientado por oftalmologistas, deixávamos com os professores o teste visual (cartaz com letras grandes que vão diminuindo gradativamente), para aplicar aos alunos de uma determinada distância e quando o aluno apresentava dificuldades de leitura desse cartaz, nos avisava e nós providenciávamos a ida dessas crianças nos oftalmologistas que na época eram o Dr. André (falecido) e o Dr. Rui Midoricava, que 

DOAÇÕES ATINGIDAS E TRABALHO

  • faziam consultas gratuitamente e se a criança apresentava a necessidade de usar óculos, o nosso banco doava. E eram muitos os jovens que precisavam.precisavam.
  • No passado chegamos a doar em torno de 50 óculos/mês. Infelizmente esse controle do passado foi extraviado.
  • Com o passar do tempo, paramos de ir às escolas e passamos a doar óculos para idosos também e mais recentemente à população carente, independente de idade.
  • Já fizemos doação de óculos de variados graus e custo. Algumas pessoas praticamente não enxergavam mais e com os óculos voltaram a andar sozinhas e até dirigir novamente.
  • Crianças, que são nosso principal objetivo voltaram a enxergar nas salas de aula e segundo relatos de professores melhoraram consideravelmente suas notas escolares.
  • Estamos doando hoje em dia à base de 15 óculos/mês, que perfaz um total de 180 óculos por ano. Temos condições de aumentar essa quantidade, é só voltarmos às escolas públicas da periferia, como fazíamos no passado.
  • Na época da fundação, chegamos a falar em montar no futuro (o que nunca ocorreu) um consultório oftalmológico em nossa sede com ajuda dos subsídios do Rotary, com médico voluntário ou rotariano, para fecharmos o círculo de doação de óculos.
  • O atendimento hoje, 80% é encaminhamento do CRAS (Serviço Social da Prefeitura) e os demais 20% indicação de companheiros e conhecidos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.