Compre Na lojas parceira e ganhe
Fidcash seu dinheiro de volta em cada compra

Antes de luta no Chile, Demian Maia admite: “Grande chance de parar” ao fim de contrato

Lutador meio-médio paulista negociou mais quatro lutas com UFC, e explica porque aceitou luta de última hora contra Usman: "Você fica se coçando para pegar lutas grandes"

245

O MMA brasileiro deu adeus a um de seus maiores nomes no último fim de semana, com a despedida de Vitor Belfort dos cages do UFC após sua derrota para Lyoto Machida no Rio de Janeiro. No próximo fim de semana, outro ídolo nacional no esporte pode começar sua “turnê de despedida”: Demian Maia. O peso-meio-médio paulista faz no próximo sábado a luta principal do UFC Santiago, contra o nigeriano Kamaru Usman – o Combate transmite ao vivo e com exclusividade.

Demian aceitou o combate com menos de um mês de antecedência, após o adversário original de Usman, Santiago Ponzinibbio, sofrer uma lesão na mão e ser forçado a desistir da participação no confronto. O brasileiro e seu empresário, Eduardo Alonso, aproveitaram a situação para negociar a renovação de contrato do lutador, que fechou mais quatro lutas, incluindo o duelo com o nigeriano. Já com 40 anos de idade, Maia vislumbra potencialmente pendurar as luvas ao término do acordo.

– A gente acabou renegociando sim o contrato. Eu tinha uma luta pendente no meu contrato, renegociamos para mais quatro. Estou indo para o fim da minha carreira, já olhando para minha aposentadoria. Quero fazer essas quatro lutas da melhor forma possível, pois não sei ainda se vou parar, mas existe uma grande chance de eu parar depois dessas quatro lutas. Quero fazer meu melhor nesta luta e nas próximas três, e depois disso vou ver o que vai acontecer – contou o lutador paulista, em entrevista por telefone, ao Combate.com.

Não é de se espantar que Demian tenha aceitado o desafio contra o perigoso Usman, que venceu suas últimas 11 lutas e vive franca ascensão no ranking da categoria, mesmo com apenas três semanas de antecedência. Ao longo de 18 anos de carreira no MMA, o paulista encarou situações semelhantes no estágio mais alto do esporte: na disputa de cinturão. Foi assim quando encarou Anderson Silva – na época considerado o melhor lutador peso por peso em atividade – pelo título dos pesos-médios, em 2010, e quando enfrentou Tyron Woodley pelo cinturão dos meio-médios, em 2017.

– Como lutador, você fica se coçando para pegar lutas que sejam grandes, mesmo que estejam perto. Às vezes não é a melhor decisão a se tomar, mas a gente acaba tendo uma divergência entre o atleta e o lutador. Como lutador, você acaba às vezes pegando uma luta dessas. São lutas grandes. Contra o Anderson, na época eu sabia que não era o desafiante número 1, – tinha perdido uma luta e acabado de vencer o Dan Miller – mas veio a oportunidade e tive que aceitar. Com o Woodley, eu era o desafiante número 1 e achava que poderia esperar, mas me disseram que eu tinha que aceitar aquela oportunidade em quatro semanas, e fiquei receoso de não ter a oportunidade de novo depois. Às vezes é melhor você pegar uma luta dessas do que se arrepender pelo que não fez – explica Demian Maia.

Demian Maia enfrentou Tyron Woodley pelo cinturão em 2017 após aceitar a luta com apenas um mês de antecedência (Foto: Getty Images)

Demian Maia enfrentou Tyron Woodley pelo cinturão em 2017 após aceitar a luta com apenas um mês de antecedência (Foto: Getty Images)

Outro motivo que levou o brasileiro a aceitar o combate foi uma relação afetiva com o Chile. Demian foi um dos lutadores recrutados pelo UFC para divulgar o MMA no país há três anos, quando a organização preparava o terreno para sua primeira incursão pelo território, e deu palestras e clínicas para os chilenos sobre o esporte. Por isso, o atleta paulista acredita que estará finalizando uma história ao fazer a luta principal do evento em Santiago, e que terá a maior parte da torcida a seu favor.

– Eu acredito que (o público) vai estar do meu lado, é ótimo isso. A cena do jiu-jítsu brasileiro está crescendo bastante lá também, e isso me ajuda, traz uma parte do público para o meu lado, já que represento esta bandeira. Mas, entrando lá, é o de sempre, fazer meu trabalho e fazer o melhor profissionalmente – disse.

E, embora o consenso entre a mídia especializada pareça ser de que a luta é um casamento estilístico ruim para Demian, sua equipe acredita que o brasileiro tem um estilo contra o qual Usman ainda não foi testado, e demonstra confiança que o veterano pode surpreender o jovem emergente.

– A gente tem umas táticas e estratégias, mas sempre na hora, você nunca sabe como vai ser até a hora de chegar. Minha equipe sabe muito bem como traçar a estratégia e, na maioria das vezes, funciona. É só estar preparado para aproveitar isso – finalizou Demian Maia.

Combate transmite o UFC Santiago ao vivo e com exclusividade no próximo sábado, a partir de 19h20 (horário de Brasília). O Combate.comacompanha em Tempo Real, com vídeo ao vivo das duas primeiras lutas do card preliminar. Na sexta-feira, o Combate.com transmite ao vivo e com exclusividade a pesagem do UFC Santiago, a partir de 16h55.

Confira o card completo:

UFC Santiago
19 de maio de 2018, no Chile
CARD PRINCIPAL (23h, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Demian Maia x Kamaru Usman
Peso-palha: Alexa Grasso x Tatiana Suarez
Peso-meio-pesado: Jared Cannonier x Dominick Reyes
Peso-galo: Diego Rivas x Guido Cannetti
Peso-mosca: Veronica Macedo x Andrea Lee
Peso meio-médio: Vicente Luque x Chad Laprise
CARD PRELIMINAR (19h30, horário de Brasília):
Peso-meio-médio: Zak Cummings x Michel Trator
Peso-mosca: Brandon Moreno x Alexandre Pantoja
Peso-palha: Poliana Botelho x Syuri Kondo
Peso-pena: Gabriel Benítez x Humberto Bandenay
Peso-galo: Henry Briones x Frankie Saenz
Peso-leve: Claudio Puelles x Felipe Silva
Peso-pena: Enrique Barzola x Brandon Davis

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.